24/09/2015 - CICLISMO

Novidades tornam Copa América de Ciclismo Caixa ainda mais atrativa

Serão três etapas neste primeiro ano da nova fase, dando mais oportunidade para os melhores ciclistas das equipes nacionais  

São Paulo (SP), 24/09/15 - Em 13 anos de história, a Copa América de Ciclismo sempre teve papel importante no desenvolvimento do ciclismo. Afinal, além de reunir as melhores equipes e ciclistas da categoria Elite/Sub 23 masculino em atividade no país e destaques internacionais, também colocou a modalidade em evidência, com maior visibilidade através da televisão. De volta ao cenário após uma temporada ausente para reformulação, o evento chega renovado, tornando-se ainda mais atrativo para o segmento, bem como abrindo o leque para os amadores, com novas categorias abertas para o feminino, masculino e pessoas com deficiência. O primeiro evento será neste domingo, na USP, a partir das 7h30, com a presença de grandes nomes do ciclismo.

O formato em circuito com três etapas - São Paulo, Brasília e Botucatu -, por si só, abre mais oportunidades aos atletas de Elite, que brigarão pelo topo do pódio mais vezes e, na etapa final, ainda disputarão pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Há ainda a diversidade de percursos, com opções como o circuito na USP, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que recebeu a Copa da República em várias oportunidades, e dentro da cidade de Botucatu, com diferentes graus de dificuldade.

Dessa forma, nada mais natural que reunir os times de ponta em todas as etapas, como já se confirmou na prova de abertura, neste domingo. Do atual ranking estão nada menos que sete das dez mais bem colocadas no ranking: 1) ECT - Taubaté/Valgroup (1ª); 2) Carrefour Funvic Soul Cycling Team/São José dos Campos (2ª); 3) São Francisco Saúde/SME Ribeirão Preto (3ª); 4) Memorial Santos/Fupes (5ª); 5) Green Piracicaba (6ª); 6) Equipe UFF de Ciclismo (7ª); e Clube Dataro de Ciclismo/Cascavel (8ª).

Outros destaques são Team Osasco (11ª); ADF Guarulhos/Liniers (12ª); Associação Radical Sports Club/Boituva (13ª) e Velo Seme/Rio Claro (23ª); U.C.I/Iracemápolis; Associação Jundiaí de Esporte/Prefeitura de Jundiaí e a Seleção Militar.

No que diz respeito aos principais ciclistas, o grande nome será o argentino Francisco Chamorro, que três vezes campeão da Copa América de Ciclismo, em 2009, 2012 e 2013. O atleta defende a Carrefour/Funvic/Soul Cycling Team, de São José dos Campos, e chega mais uma vez como favorito. Mas o nível técnico promete ser alto, já que as demais equipes também vem com seus times completos.

Evento para todos os gostos

A Copa América de Ciclismo Caixa 2015 apresenta um novo formato com um circuito com de três etapas - no domingo, na USP, em São Paulo, no dia 25 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e no dia 15 de novembro, em Botucatu (SP) -, e no qual todos os que gostam de pedalar terão a chance de participar. Além da Elite/Sub 23, agora há outras categorias - Open, masculino e feminino, Hand Cycle e Mountain Bike - farão parte da programação, atraindo os fãs da modalidade.

Cada uma das etapas terá pontuação específica. Para a categoria Elite Sub 23, ao primeiro lugar na etapa São Paulo será atribuído o crédito de 120 pontos, para o segundo 119 pontos e assim sucessivamente, até a última posição. A pontuação na etapa Brasília seguirá o mesmo critério, sendo que o primeiro colocado receberá 180 pontos, o segundo 179 pontos e assim sucessivamente. Já na etapa Botucatu, que valerá para o ranking da UCI para a Elite/Sub o vencedor marcará 240 pontos, o vice 239 e assim sucessivamente.

Essa pontuação tem como objetivo proporcionar a disputa entre os ciclistas em busca da maior soma de pontos para atingir a posição de campeão, sendo aquele que marcar o maior número de pontos na soma das três etapas.

A programação da etapa paulistana é a seguinte:

Open Feminino - Acima de 19 anos, 7 voltas de 5 km
Largada estimada a partir das 7h30min
Bicicleta aro 27 Speed

Hand Cycle - Acima de 19 anos, 4 voltas de 5 km
Largada estimada a partir das 08h30min
Bicicleta adaptada 03 (três) rodas/cadeira

Elite Masculino (Elite/Sub 23) - Acima de 19 anos: 14 voltas de 5 km
Largada estimada a partir das 09h10min
Bicicleta aro 27 Speed

Open Masculino - Acima de 19 anos: 8 voltas de 5 km
Largada estimada a partir das 10h45min
Bicicleta aro 27 Speed

Campeões

2013 - Francisco Chamorro (ARG)/Luciene Ferreira (BRA)
2012 - Francisco Chamorro (ARG) / Valquíria Pardial (BRA)
2011 - Breno Sidoti (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2010 - Geraldo Souza (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)
2009 - Francisco Chamorro (ARG) / Janildes Fernandes (BRA)
2008 - Nilceu Santos (BRA) /Uênia Fernandes (BRA)
2007 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2006 - Nilceu Santos (BRA) /Clemilda Fernandes (BRA)
2005 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2004 - Alem Rayes (URU) / Uênia Fernandes (BRA)
2003 - Renato Rohsler (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2002 - John Lieswyn (EUA)
2001 - André Grizante (BRA)

A Copa América de Ciclismo Caixa, etapa São Paulo, tem organização da Yescom, com patrocínio da Caixa. O apoio é de Montevérgine, Bioleve, Revista Go Outside, Carbup, Água de Coco Obrigado, Café 3 Corações, Cânfora Bravir, com apoio especial da USP Cidade Universitária. A supervisão é da União Ciclística Internacional (UCI), da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), da Federação Paulista de Ciclismo (FPCiclismo), da Federação Metropolitana de Ciclismo (FMC) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Mais informações no site, www.copaamericadeciclismo.com.br

Consultoria de Comunicação da Yescom:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086(T)/96309-4949(C) - Nextel: (11) 947821214 - ID 35*25*86378
E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br