14/08/2011 - ATLETISMO

Corrida Esperança, a solidariedade no lugar mais alto do pódio em Salvador

Mais de 15 mil pessoas correram em 12 capitais brasileiras para ajudar o Projeto Criança Esperança 2011. Em Salvador participaram 1.350 pessoas

Salvador (BA)- A primeira edição da Corrida Esperança formou uma grande corrente de solidariedade em 12 capitais brasileiras na manhã deste domingo (14). Mais de 15 mil pessoas participaram da prova, que teve renda líquida doada para o Criança Esperança 2011, iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco, que beneficia mais de 20 mil crianças e adolescentes no País.

Caminhar, correr, cuidar da saúde e ainda ajudar a quem precisa. Com esse intuito 1.350 baianos participaram da 'Corrida Esperança', em Salvador

E no embalo do Dias dos Pais, o professor de eletricidade Claudenir Moreira Machado, de 56 anos, reuniu os três filhos para participarem juntos da competição e comemorar o seu dia. "Acho muito importante praticar alguma atividade física e esta corrida está vindo em um momento muito oportuno que é o Dia dos Pais, pois estou podendo unir minha família em um dia esportivo, além de contribuir para uma causa social", disse.

O filho de Claudenir, o fisioterapeuta Antônio Fernando Araújo Machado, 28 anos, conta que o pai sempre incentivou a fazer exercícios. "Viemos a convite dele e também pelo slogan da campanha 'Esperança é o que nos move'. Nós, como filhos, aprendemos a ser solidários com ele e estamos aqui retribuindo esses ensinamentos".

Quem também correu junto foram foi a família Ramos. João Carlos, Sônia e Victor se divertiram bastante durante a prova.

Com o belo visual da orla, a corrida teve início às 8h no Farol da Barra e seguiu até o bairro de Ondina, voltando num ponto de retorno localizado antes da esquina da Avenida Adhemar de Barros. Apesar de um pequeno circuito, foram 5 km emocionantes. O calor de 27 graus não foi um obstáculo para os corredores e a umidade do ar de 57% estava favorável aos atletas.

A solidariedade foi o ponto alto da 'Corrida da Esperança', que além de esportistas amadores contou também com corredores profissionais. O primeiro colocado foi o atleta Jorgevaldo Oliveira Santos, 30 anos, com 15min15. "Já corro há sete anos e usei a competição como treinamento e como forma de dar minha contribuição para milhares de jovens e crianças".

Entre a mulheres, a vencedora foi a soteropolitana Geovana dos Santos Pereira, 38 anos, com o tempo de 17min25. Ela conta que encontra dificuldade em dividir o tempo entre o esporte e a família. E neste Dia dos Pais trouxe a filha e o marido para correr também. "A solução foi unir as duas paixões". E família que corre unida, vence unida. Subiu ao pódio das campeãs, em segundo lugar, a filha de Geovana, Helena Pereira da Anunciação, com o tempo de 18min48.

O coordenador geral da Corrida Esperança, Thadeus Kassabian, diretor da Yescom, comemorou o resultado da primeira edição. "A corrida foi um sucesso em todo o Brasil e gostaríamos de estender a prova para as 27 capitais do país em 2012. Aproveitando quero agradecer o apoio das 12 cidades que receberam a competição neste ano", resumiu.

A Corrida Esperança é uma realização e organização de Rede Globo, Yescom e Ideeia. A iniciativa é da TV Globo. O patrocínio é da Petrobras e o apoio é da Montevérgine e HCor.

Sobre o Criança Esperança - O Projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a UNESCO. Tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes.

Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. Em 2011, o Criança Esperança apoia 75 projetos, beneficiando 20 mil crianças e adolescentes. Com o conceito "Esperança é o que nos move", a campanha Criança Esperança 2011 é dividida em quatro fases - sensibilização, prestação de contas, doação e balanço - e fica no ar até agosto. As doações por telefone terminam no dia 28 de agosto, mas quem quiser pode doar o ano inteiro.

Mais informações nos sites www.criancaesperanca.com.br e www.corridaesperanca.com.br

Informações sobre o Criança Esperança:
In Press Porter Novelli
Barbara Lima - barbara.lima@inpresspni.com.br
Tels.: 21 3723 -8092 / 9466-3579
Ana Claudia Santos - ana.santos@inpresspni.com.br
Tels.: 21 3723-8105 / 8805-1716

Informações sobre a Corrida Esperança:
ZDL
Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mail: flavio@zdl.com.br

Flavio Perez - Mtb - 45.562
E-mail: flavio@zdl.com.br