PROTOCOLO SANITÁRIO COVID-19  

2 - PROTOCOLO SANITÁRIO COVID-19

a – Seguindo orientações das autoridades sanitárias competentes para a 22ª VOLTA INTL DA PAMPULHA que será uma COMPETIÇÃO oficial com PERMIT da Federação Mineira de Atletismo e que tem como um dos objetivos principais mediante a Pandemia/COVID 19 que se instalou no País e no Mundo, a celebração da vida, da prática do esporte e do bem-estar, a ORGANIZAÇÃO adotará protocolos.

b - Desta forma com o objetivo de priorizar e preservar o bem-estar dos ATLETAS oficialmente inscritos na CORRIDA e de todos os envolvidos na organização da COMPETIÇÃO, o protocolo sanitário abaixo descrito será aplicado durante a realização da COMPETIÇÃO desde a entrega de kit, arena, percurso e conclusão de prova, respeitando as recomendações dadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e a portaria SMPU Nº 031/2021 da Secretaria Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte quanto a realização de Competições de Corridas de Rua e eventos esportivos.

2.1 – CADASTRO PRÉ-PROVA

a- Todo ATLETA oficialmente inscrito deverá preencher um cadastro eletrônico pré-prova que será disponibilizado no site www.yescom.com.br/voltadapampulha com informações de saúde, vacinação, se o mesmo contraiu COVID-19 ou teve contato entre outras questões.

2.2 - ENTREGA DE KIT

a - Conforme consta no item 13 do regulamento e de acordo com a publicação no DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO da PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE de 21/10/2021 - SMSA – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE referente ao PROTOCOLO DE FUNCIONAMENTO PARA EVENTOS DE CORRIDA - PORTARIA SMSA/SUS-BH nº 0485/2021 através da qual passa a vigorar a PORTARIA SMSA/SUS-BH Nº 0569/2021 - EDIÇÃO: 6379 - 1ª Edição - Ano XXVII, a partir de sua publicação, o ATLETA deverá apresentar na triagem de acesso ao local de entrega de kit, documento de Identidade com foto original como por exemplo RG, RNE, Carteira de Motorista, Passaporte ou Funcional de Classe que contenha número de RG ou CPF, CARTEIRA OU COMPROVANTE DE VACINAÇÃO COMPLETA CONTRA A COVID-19, PARA VACINAS DE 2 DOSES OU VACINAS DE DOSE ÚNICA, IMPRESSA OU DIGITAL NO FORMULÁRIO OFICIAL DO SUS OU GOVERNO DE SUA CIDADE, ATLETAS com esquema vacinal incompleto deverão entregar à ORGANIZAÇÃO UMA CÓPIA DO RESULTADO NEGATIVO PARA COVID-19 DO TIPO TESTE RÁPIDO DE ANTÍGENO (NASAL) OU TESTE DO TIPO RT-PCR COM VALIDADE DE 72 (setenta e duas) HORAS ANTES DO HORÁRIO OFICIAL DE LARGADA DO EVENTO. Essa cópia será retida e entregue às autoridades públicas sanitárias. Esta regra também se aplica para todos os staffs da ORGANIZAÇÃO que estarão trabalhando na entrega de kit, percurso e arena da CORRIDA.

IMPORTANTE 1: O ATLETA também deverá seguir as medidas abaixo descritas para a retirada de kit. Caso a carteira ou comprovante de vacinação contra a COVID-19 ou o resultado do exame, respeitando-se as condições acima descritas, não sejam apresentados juntamente com o documento de identificação, o kit não será entregue ao ATLETA sendo que o mesmo poderá voltar a qualquer momento com os referidos documentos enquanto a entrega de kit estiver aberta ou enviar os mesmos através de um terceiro seguindo as regras que constam no regulamento no item 13 para entrega de kits a terceiros.

IMPORTANTE 2: Caso as autoridades sanitárias dispensem a necessidade de entrega do resultado negativo do teste COVID-19 a ORGANIZAÇÃO irá informar os inscritos através do e-mail cadastrado no ato da inscrição.

b - Caso o ATLETA não apresente os documentos, não seja vacinado contra COVID-19 ou se negue a apresenta-los por não aceitar e concordar com a vacinação, poderá solicitar seu kit sem número de peito e sem a medalha através do faleconosco@yescom.com.br a partir de 35 (trinta e cinco) dias úteis após a realização da COMPETIÇÃO, que será enviado pela ORGANIZAÇÃO por transportadora especializada. O ATLETA deverá arcar com os custos de postagem, calculados com base de envio a partir do município da cidade de São Paulo, que serão informados na resposta da solicitação. E a ORGANIZAÇÃO poderá atender o pedido em um prazo médio de até 90 (noventa dias) úteis. Esta condição é exclusiva enquanto durar o período de pandemia.

c - A ORGANIZAÇÃO poderá realizar a entrega de kit de forma escalonada através de um agendamento prévio do dia e horário em que o ATLETA retirará seu kit, o qual poderá ser definido por ordem alfabética ou por meio da escolha de uma das opções disponibilizadas no site oficial. Para qualquer uma das formas apresentadas e que for definida pela ORGANIZAÇÃO a ser utilizada, haverá um limite máximo de ATLETAS por dia visando um controle de fluxo para que não ocorram aglomerações no local. As condições e critérios para o agendamento, após definida a opção a ser adotada, serão divulgados através do site oficial e Informativos Técnicos que serão enviados via e-mail cadastrado do ATLETA, através de notícias da assessoria de imprensa e posts nas redes sociais.

d - No acesso ao local para a retirada do kit e da EXPO ATLETA será realizada aferição de temperatura corporal e caso seja detectada temperatura superior a 37,8 °C, o acesso não será permitido.

e - É obrigatório o uso de máscara na região das vias respiratórias durante todo o período de permanência nas dependências do local da entrega de kit e da EXPO ATLETA. Não será permitida a entrada sem máscara.

f - A ORGANIZAÇÃO disponibilizará no local da entrega de kit e na EXPO ATLETA dispenser de álcool em gel 70%, e no kit do ATLETA 02 (dois) saches, porém recomendamos que todos tenham consigo máscaras reservas para quaisquer eventualidades e seus produtos de higienização pessoal de prevenção ao COVID-19.

g - Para o atendimento ao ATLETA na entrega do kit, serão formadas filas com o distanciamento demarcado no piso, o qual deverá ser respeitado e será controlado por monitores.

h - Todos os colaboradores, prestadores de serviço, monitores, coordenadores e organizadores presentes à entrega de kit e a EXPO ATLETA permanecerão por tempo integral utilizando máscaras, luvas e fazendo uso de álcool em gel 70% para a higienização que se faça necessária durante o atendimento ao ATLETA.

i - Haverá distanciamento entre o ATLETA e o atendente bem como placa acrílica ou de material similar transparente de separação no balcão de entrega de kit.

j - Não serão permitidas reuniões, aglomerações ou encontros de grupos no local de entrega de kit. A ORGANIZAÇÃO poderá limitar o acesso a entrega de kit somente ao inscrito sem direito a acompanhante.

IMPORTANTE: O ATLETA ou terceiro que sabidamente esteja na vigência de infeção por COVID-19 ou que mesmo não tendo o diagnóstico, apresente os sintomas de COVID-19 ou febre até 14 (quatorze) dias que antecedem à data de retirada do kit, NÃO DEVERÁ COMPARECER AO LOCAL DE ENTREGA DE KIT OU NA CORRIDA, podendo responder civil e criminalmente por tal descumprimento.
Em nenhuma circunstância para esse tipo de ocorrência será realizado qualquer tipo de reembolso.

2.3 - DIA DA REALIZAÇÃO DA PROVA

a – O ATLETA que comparecer para realizar a PROVA declara que para retirar seu kit de participação apresentou sua CARTEIRA OU COMPROVANTE DE VACINAÇÃO COMPLETA CONTRA A COVID-19, PARA VACINAS DE 2 DOSES OU VACINAS DE DOSE ÚNICA, IMPRESSA OU DIGITAL NO FORMULÁRIO OFICIAL DO SUS OU GOVERNO DE SUA CIDADE ou caso esteja com seu esquema vacinal incompleto, entregou à ORGANIZAÇÃO UMA CÓPIA DO RESULTADO NEGATIVO PARA COVID-19 DO TIPO TESTE RÁPIDO DE ANTÍGENO (NASAL) OU TESTE DO TIPO RT-PCR COM VALIDADE DE 72 (setenta e duas) HORAS ANTES DO HORÁRIO OFICIAL DE LARGADA DO EVENTO, cópia essa que foi retida e será entregue às autoridades públicas sanitárias, cumprindo o que está definido na PORTARIA SMSA/SUS-BH Nº 0569/2021 - EDIÇÃO: 6379 - 1ª Edição - Ano XXVII, publicada no DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO da PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE de 21/10/2021.

b – Para acesso a Arena e Largada haverá triagem e o ATLETA deverá estar portando o seu “Número de Peito” para liberação de sua entrada.

c - O ATLETA em hipótese alguma poderá ceder seu “Número de Peito” a outra pessoa, se isso vier a ocorrer o ATLETA que praticou tal ação estará incorrendo em crimes previstos por lei.

d - É obrigatório o uso de máscara na região das vias respiratórias durante todo o período de permanência na Arena da COMPETIÇÃO, Largada, Chegada e preferencialmente em todos momentos da CORRIDA para segurança de todos os participantes. Recomendamos que todos tenham consigo máscaras reservas para quaisquer eventualidades e seus produtos de higienização pessoal de prevenção ao COVID-19.

e - Não serão permitidas aglomerações na Arena, sendo a área controlada por monitores.

f - As largadas serão em Ondas formadas de acordo com a ordem da inscrição, ou seja, os ATLETAS que se inscreveram antes largarão na 1ª (primeira) Onda e assim por diante. O limite de cada onda seguirá o percentual de até 20% (vinte por cento) do número total de inscritos determinado pela PBH juntamente com a ORGANIZAÇÃO e as autoridades públicas competentes.

g - A ORGANIZAÇÃO recomenda e orienta que os ATLETAS não levem acompanhantes principalmente menores e animais à CORRIDA.

h - NÃO HAVERÁ DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁREAS PARA A MONTAGEM DE TENDAS DE ASSESSORIAS E/OU TREINADORES CONFORME INFORMADO NO ITEM 20 DO REGULAMENTO.

i - O serviço de GUARDA VOLUMES NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO e caso venha a ser implementado, terá separação por baias e manutenção do distanciamento entre os ATLETAS o que poderá gerar lentidão tanto na recepção quanto na devolução, assim devido à essa condição operacional, visando a preservação da segurança de todos. CASO O MESMO SEJA DISPONIBILIZADO, A ORGANIZAÇÃO SUGERE QUE O GUARDA-VOLUMES NÃO SEJA UTILIZADO E SE NECESSÁRIO SOMENTE EM EXTREMA NECESSIDADE.

j - Os ATLETAS após a chegada serão direcionados para o local da retirada de lanche e medalhas os quais serão entregues por monitores com luvas, mascarás e separação por grades de isolamento e embalados individualmente.

k - A hidratação com água poderá ser limitada a 1 (um) ou 2 (dois) copos por ATLETA que serão entregues em temperatura ambiente por monitores com distanciamento e separação por grades ou similares em temperatura ambiente para evitar que as pessoas ponham as mãos nos coxos com gelo e contaminem o local.

l - Para o atendimento ao ATLETA após a chegada, serão formadas filas com o distanciamento demarcado no piso, o qual deverá ser respeitado e será controlado por monitores.

m - Todos os monitores da ORGANIZAÇÃO, prestadores de serviço e imprensa que estarão trabalhando na entrega de kit, percurso e arena da COMPETIÇÃO, permanecerão por tempo integral utilizando máscaras, luvas e fazendo uso de álcool em gel 70%, para a higienização que se faça necessária durante o atendimento ao ATLETA.

n - NÃO HAVERÁ NENHUMA AÇÃO PROMOCIONAL que promova aglomerações na Arena do com fins de degustação de produtos de patrocinadores e apoiadores bem como distribuição de brindes ou similares.

o - Os Patrocinadores que tiverem produtos para entregar aos ATLETAS o farão logo após a retirada da medalha e do lanche individualmente embalados e de forma sequencial para que o ATLETA não precise realizar deslocamentos pela Arena e possa se retirar de forma eficiente e segura após a conclusão de sua corrida.

p - A CORRIDA oferecerá infraestrutura (apoio médico, acessos, hidratação e lanche) para o número oficial de inscritos. Não serão disponibilizados recursos extras para atletas que não estejam inscritos oficialmente (“pipocas”/clandestinos).

q – A presença na CORRIDA do corredor “pipoca” ou corredor clandestino poderá possibilitar uma possível transmissão da COVID-19 por inviabilizar a verificação de documentos que comprovem sua vacinação e a não contaminação pelo vírus, descumprindo assim os protocolos sanitários adotados para a realização da CORRIDA.

r - A ORGANIZAÇÃO lembra aos ATLETAS inscritos que as competições são dimensionadas para um número determinado de inscritos conforme as regulamentações vigentes de acordo com a capacidade das vias devidamente autorizadas junto aos órgãos competentes.

s - Recomendamos que todo ATLETA porte e carregue consigo sachês de álcool em gel 70% para sua higienização pessoal.

t - Recomendamos que todo participante ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz, use os braços ou lenço descartável, evite usar as mãos e se usar, lembre-se de higienizar com seu sachê de álcool em gel 70%.

u - Se durante a CORRIDA o ATLETA apresentar algum sintoma como aumento de temperatura, perda do paladar, dor de cabeça constante, perda do olfato, tosse constante, dores no corpo e dificuldade para respirar, deverá buscar imediatamente o Apoio Médico da CORRIDA para que seja avaliado e se necessário, encaminhado a rede pública de atendimento.

2.4 - COMUNICADOS E INFORMAÇÕES

a- Todas os comunicados e informações técnicas serão disponibilizados no site www.yescom.com.br/voltadapampulha ou www.yescom.com.br e/ou nas redes sociais da YESCOM e da Volta Intl da Pampulha e/ou através de mensagens por e-mail no endereço cadastrado pelo ATLETA no ato da inscrição.

OBSERVAÇÃO – Este protocolo poderá ser alterado em partes ou em sua totalidade de acordo com as orientações dos órgãos públicos competentes, ficando a ORGANIZAÇÃO isenta de qualquer tipo de reembolso em caso de não concordância por parte ATLETA oficialmente inscrito com tais critérios e alterações.