PROTOCOLO SANITARIO COVID-19  

2 - PROTOCOLO SANITARIO COVID-19

a – Seguindo orientações das autoridades sanitárias competentes para a NB MILHA URBANA PRESENCIAL que será um EVENTO oficial com PERMIT da FARJ - Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, e que tem como um dos objetivos principais mediante a Pandemia/COVID 19 que se instalou no País e no Mundo, a celebração da vida, da prática do esporte e do bem-estar.

b - Desta forma a ORGANIZAÇÃO com o objetivo de priorizar e preservar a segurança dos ATLETAS oficialmente inscritos no EVENTO, implementará um protocolo sanitário com procedimentos técnicos visando a prevenção à transmissão do COVID-19 durante a realização do EVENTO desde a entrega de kit, arena, percurso e conclusão de prova, respeitando as recomendações dadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

2.1 – CADASTRO PRÉ PROVA

a - Todo ATLETA oficialmente inscrito deverá preencher durante o processo de inscrição questões pré prova com informações de saúde e vacinação.

2.2 - ENTREGA DE KIT

a - Conforme consta no item 12 do regulamento, o ATLETA deverá apresentar documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista), CARTEIRA OU COMPROVANTE DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, AO MENOS DA 1ª DOSE (PARA VACINAS DE 2 DOSES) OU VACINA DE DOSE ÚNICA, 14 DIAS ANTES DO INÍCIO DA ENTREGA DE KIT, IMPRESSA OU DIGITAL NO FORMULARIO OFICIAL DO SUS OU GOVERNO DE SUA CIDADE OU DIGITAL.

a.1 - ATLETAS com esquema vacinal INCOMPLETO (APENAS 1 DOSE), será obrigatório, além de documento de identidade original, apresentar TESTE NEGATIVO PARA A COVID-19 DO TIPO RT-PCR COM VALIDADE DE 48 HORAS ANTES DO INGRESSO NO RECINTO ou TESTE RÁPIDO DE ANTÍGENO (NASAL) COM VALIDADE DE 24 HORAS ANTES DO INGRESSO NO RECINTO e, seguir as medidas adotadas para a entrega de kit. Caso a carteira ou comprovante de vacinação contra a COVID-19 não seja apresentada juntamente com o documento de identificação, o kit não será entregue ao ATLETA sendo que o mesmo poderá voltar a qualquer momento com os referidos documentos enquanto a entrega de kit estiver aberta ou enviar os documentos citados através de um terceiro seguindo as regras do regulamento para entrega de kits a terceiros.

b - No acesso ao local para a retirada do kit será realizada aferição de temperatura corporal e caso seja detectada temperatura superior a 37,8 °C, o acesso não será permitido.

c - É obrigatório o uso de máscara na região das vias respiratórias durante todo o período de permanência no local da entrega de kit. Não será permitida o acesso sem máscara.

d - A ORGANIZAÇÃO disponibilizará no local da entrega de kit dispenser de álcool em gel 70%, e no kit do ATLETA 02 (dois) saches de álcool em gel 70%, porém recomendamos que todos tenham consigo máscaras reservas para quaisquer eventualidades e seus produtos de higienização pessoal de prevenção ao COVID-19.

e - Para o atendimento ao ATLETA na entrega do kit, serão formadas filas com o distanciamento demarcado, o qual deverá ser respeitado e será controlado por monitores.

f - Todos os colaboradores, prestadores de serviço, monitores, coordenadores e organizadores presentes à entrega de kit permanecerão por tempo integral utilizando máscaras e fazendo uso de álcool em gel 70% para a higienização que se faça necessária durante o atendimento ao ATLETA.

g - Haverá distanciamento entre o ATLETA e o atendente bem como placa acrílica ou de material similar transparente de separação no balcão de entrega de kit.

h – Os kits serão entregues montados de forma individual.

i - Não serão permitidas reuniões, aglomerações ou encontros de grupos no local de entrega de kit. A ORGANIZAÇÃO poderá limitar o acesso a entrega de kit somente ao inscrito sem direito a acompanhante.

IMPORTANTE: O ATLETA ou terceiro que sabidamente esteja na vigência de infeção por COVID-19 ou que mesmo não tendo o diagnóstico, apresente os sintomas de COVID-19 ou febre até 14 (quatorze) dias que antecedem à data de retirada do kit, NÃO DEVERÁ COMPARECER AO LOCAL DE ENTREGA DE KIT E PARTICIPAR DA CORRIDA, podendo responder civil e criminalmente por tal descumprimento.

2.3 - REALIZAÇÃO DA PROVA

a - É obrigatório o uso de máscara na região das vias respiratórias durante todo o período de permanência na Arena da PROVA e na LARGADA e preferencialmente em todos momentos da CORRIDA para segurança de todos os participantes. Recomendamos que todos tenham consigo máscaras reservas para quaisquer eventualidades e seus produtos de higienização pessoal de prevenção ao COVID-19.

b - Não serão permitidas aglomerações na Arena, sendo a área controlada por monitores.

c - As largadas poderão ser em ondas com intervalos de 01 (hum) minuto entre as mesmas com acesso controlado para a Largada. Todas as informações que se façam necessárias quanto aos horários da largada serão informadas no site oficial do EVENTO e na entrega de kit.

d - A ORGANIZAÇÃO recomenda e orienta que os ATLETAS não levem acompanhantes principalmente crianças ou pets à CORRIDA.

e - NÃO HAVERÁ DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁREAS PARA A MONTAGEM DE TENDAS DE ASSESSORIAS E/OU TREINADORES CONFORME INFORMADO NO ITEM 15 DO REGULAMENTO.

f - Visando excluir todo e qualquer tipo de condição que possa gerar aglomerações o serviço de GUARDA-VOLUMES NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO.

g - Os ATLETAS após a chegada serão direcionados para o local da retirada de lanche e medalhas, embalados individualmente, os quais serão entregues por monitores com luvas e máscaras, mantendo distanciamento e separação por grades de isolamento.

h - A hidratação com água poderá ser entregue em temperatura ambiente por monitores com luvas e máscaras, com distanciamento e separação por grades ou similares para evitar que as pessoas ponham as mãos nos coxos com gelo e contaminem o local.

i - Para o atendimento ao ATLETA após a chegada, serão formadas filas com o distanciamento demarcados, o qual deverá ser respeitado e será controlado por monitores.

j - Todos os colaboradores, prestadores de serviço, monitores, coordenadores e organizadores presentes na Arena, permanecerão por tempo integral utilizando máscaras e fazendo uso de álcool em gel 70%, para a higienização que se faça necessária durante o atendimento ao ATLETA.

k - Não será realizado nenhum tipo de aquecimento pré-prova para que não gere aglomerações.

l - NÃO HAVERÁ NENHUMA AÇÃO PROMOCIONAL que promova aglomerações na Arena com fins de degustação de produtos de Patrocinadores e Apoiadores bem como distribuição de brindes ou similares.

m - No caso de Patrocinadores que tiverem produtos para entregar aos ATLETAS essa ação será feita logo após a retirada da medalha e do lanche individualmente embalados e de forma sequencial para que o ATLETA não precise realizar deslocamentos pela Arena e possa se retirar de forma eficiente e segura após a conclusão de sua CORRIDA.

n - Recomendamos que todo o participante porte e carregue consigo sachês de álcool em gel 70% para sua higienização pessoal.

o – Haverá nos postos de hidratação do percurso a disponibilização dos copos de água nas mesas de apoio mantendo um distanciamento entre eles, contudo a ORGANIZAÇÃO recomenda e orienta que se possível o ATLETA leve sua própria hidratação para uso durante a realização da CORRIDA para evitar que as pessoas ponham as mãos nos coxos com gelo.

p - Recomendamos que todo o participante do EVENTO ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz, use os braços ou lenço descartável, evite usar as mãos e se usar, lembre-se de higienizar com seu sachê de álcool em gel 70%.

q - Se durante a CORRIDA o ATLETA apresentar algum sintoma como aumento de temperatura, perda do paladar, dor de cabeça constante, perda do olfato, tosse constante, dores no corpo e dificuldade para respirar, deverá buscar imediatamente o Apoio Médico da CORRIDA para que seja avaliado e se necessário, encaminhado a rede pública de atendimento.

2.4 - COMUNICADOS E INFORMAÇÕES

a- Todas os comunicados e informações técnicas serão disponibilizados no site www.yescom.com.br/nbmilhaurbanapresencial e/ou nas redes sociais da YESCOM e da NEW BALANCE MILHA URBANA e/ou através de mensagens por e-mail no endereço cadastrado pelo ATLETA no ato da inscrição.

OBSERVAÇÃO – Este protocolo poderá ser alterado em partes ou em sua totalidade de acordo com as orientações dos órgãos públicos competentes, ficando a ORGANIZAÇÃO isenta de qualquer tipo de reembolso em caso de não concordância por parte ATLETA oficialmente inscrito com tais critérios e alterações.