12/11/2021 - ATLETISMO

22ª Volta Internacional da Pampulha abre último lote de inscrições

PEdição de retomada terá número limitado de participantes e seguirá protocolos dos órgãos sanitários.

São Paulo (SP), 12/11/2021 - A retomada dos grandes eventos de corrida de rua no país acontecerá em dezembro, com a realização da 22ª Volta Internacional, marcada para o dia 12. A largada será a partir das 7h, com um percurso de 18.079m em volta da Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos de Belo Horizonte (MG), com início e término na Avenida Antônio Abrahão Caran, ao lado da arena do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Será um evento para celebrar a vida e, por isso mesmo, acontecerá de forma participativa.

Os organizadores abriram nesta semana o último lote de inscrições para a Volta Internacional da Pampulha e os interessados devem ser apressar para confirmar presença, uma vez que haverá limitação de inscritos na prova. As inscrições deverão ser feitas pelo site oficial, www.voltadapampulha.com.br, onde os corredores também terão acesso a todas as informações necessárias, como valores, horários e, especialmente, sobre os protocolos determinados pelos órgãos sanitários para o combate ao Covid-19.

O protocolo sanitário visa preservar o bem-estar dos atletas oficialmente inscritos na corrida, bem como de todos os envolvidos na organização. As regras serão seguidas desde a entrega de kits, envolvendo arena, percurso e conclusão de prova, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como a portaria da Secretária Municipal de Politica Urbana de Belo Horizonte para a realização de competições de corrida de rua e eventos esportivos.

Conforme consta no item 13 do Regulamento e de acordo com a publicação no Diário Oficial do Município da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte de 21/10/2021 - SMSA – Secretaria Municipal de Saúde referente ao Protocolo de Funcionamento Para Eventos de Corrida - Portaria SMSA/SUS-BH nº 0485/2021, através da qual passa a vigorar a Portaria SMSA/SUS-BH Nº 0569/2021 - EDIÇÃO: 6379 - 1ª Edição - Ano XXVII, a partir de sua publicação, o ATLETA deverá apresentar na triagem de acesso ao local de entrega de kit documento de Identidade com foto original, como por exemplo RG, RNE, Carteira de Motorista, Passaporte ou Funcional de Classe que contenha número de RG ou CPF, carteira ou comprovante de vacinação completa contra a covid-19, para vacinas de 2 doses ou vacinas de dose única, impressa ou digital no formulário oficial do sus ou governo de sua cidade.

Atletas com esquema vacinal incompleto deverão entregar à organização uma cópia do resultado negativo para Covid-19 do tipo teste rápido de antígeno (nasal) ou teste do tipo RT-PCR com validade de 72 (setenta e duas) horas antes do horário oficial de largada do evento. Essa cópia será retida e entregue às autoridades públicas sanitárias. Esta regra também se aplica para todos os staffs da organização que estarão trabalhando na entrega de kit, percurso e arena da corrida.

Vale ressaltar que se as autoridades sanitárias dispensarem a necessidade de entrega do resultado negativo do teste COVID-19 a ORGANIZAÇÃO informará os inscritos através do e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Será realizada a aferição de temperatura para acesso à retirada de kit e da Expo Atleta. O uso de máscara será obrigatório durante todo o período de permanência nas dependências do local de entrega de kits e da EXPO Atleta.

Na chegada, os atletas serão direcionados para o local de retirada de lanche e medalha, que serão entregues por monitores com luvas, mascarás e separação por grades de isolamento e embalados individualmente. Também não haverá área especifica para instalação de tendas de assessorias esportivas, ação promocional com distribuição de produtos ao público e nem serviço de guarda-volumes.

Corredor Pipoca/Clandestino

A organização segue com seu trabalho de evitar a presença de corredores pipocas/clandestinos. Ele é responsável por inviabilizar a verificação da carteira de vacinação contra a COVID-19, possível transmissão de Covid-19 por falta de comprovação de documentos que confirmem sua vacinação, não cumprimento de protocolos sanitários, aumento no valor das inscrições, diminuição da oferta de empregos diretos e indiretos; aumento no consumo de água, isotônico, gel e outros serviços disponíveis, correndo o risco de acabar; aumento das filas nos sanitários e vestiários; sobrecarga no atendimento médico e consumo de medicamentos, correndo o risco de acabar; congestionamento e aumento do tempo de largada; causa aglomerações, congestionamento e tumulto durante toda a competição pois alguns "pipocas" insistem em pegar água no percurso e medalhas na chegada; sobrecarga no planejamento junto aos órgãos de segurança pública; estímulo do comércio ilegal de inscrições, fotos e vídeos das competições com pessoas sem número de peito.

Vale lembrar que as competições são dimensionados para um número determinado de inscritos conforme as regulamentações vigentes de acordo com a capacidade das vias devidamente autorizadas junto aos órgãos competentes.

A Cosan apresenta a 22ª Volta INTL da Pampulha – Special Edition, que tem organização da Yescom e promoção da Globo. A prova tem o patrocínio de Cosan, You Mercado Sports, 3 Corações, Itapemirim, Piraquê, Assaí, Bioleve, Rikam, Moove, Drogaria Araújo, Center Minas Shopping, Montevérgine, Dois Cunhados, Itambé e Bendita Cânfora. O apoio oficial é da Prefeitura de Belo Horizonte, com supervisão da Federação Mineira de Atletismo (FMA), e Confederação Brasileira de Atletismo. CBAt.

Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br

Consultoria de Comunicação da Yescom
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086
E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br