13/8/2021 - ATLETISMO

96ª Corrida Internacional de São Silvestre e os desafios pelas ruas paulistanas

O percurso mudou bastante ao longo da história desde os 8,8 km da primeira edição até chegar aos 15 km atuais

São Paulo (SP) - Considerada a principal prova de rua da América Latina em razão de sua tradição, longevidade e por ter reunido e ainda atrair grandes nomes do circuito mundial, a Corrida Internacional de São Silvestre possui diversos pontos que reforçam esse prestígio. Um deles é o seu percurso bastante técnico e que percorre algumas das principais ruas e avenidas da Capital paulista. Os 15 km apresentam vários desafios, como subidas, descidas, trechos planos e que, muitas vezes, acabam sendo determinantes para a conclusão da Prova. A edição de número 96 acontecerá no dia 31 de dezembro e as inscrições seguem abertas tanto para o evento Presencial como para o Treinão Virtual.

Desde sua criação, em 1925, a São Silvestre teve percursos distintos e diferentes distâncias. No ano de estreia, os corredores percorreram 8,8 km e, curiosamente, na última edição da Fase Nacional, em 1944, os participantes fizeram o menor trecho da história, com apenas 5,5 km. As mulheres, por sua vez, participaram da Prova pela primeira vez em 1975, correndo 8,9 km. Os 15 km atuais passaram a valer em 1991 para as duas disputas.

A Corrida começa na Avenida Paulista, próximo à Rua Augusta, e passa por pontos turísticos famosos da cidade, como o Estádio do Pacaembu, a Praça da República, o cruzamento da Av. Ipiranga com a Av. São João, e o Teatro Municipal para fechar na Avenida Paulista, número 900, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

Segundo especialistas, o trajeto é muito técnico e exige bastante da musculatura do atleta. Por isso, a preparação adequada e a supervisão de um educador físico são fundamentais para uma participação segura. Outro importante cuidado é com a hidratação, uma vez que nesta época do ano as temperaturas costumam ser elevadas.

Os atletas poderão confirmar a inscrição no site oficial, www.saosilvestre.com.br, onde estão disponíveis informações sobre valores, prazos de inscrições, Regulamento e a história da Corrida.

O evento oferecerá infraestrutura (apoio médico, acessos, hidratação, lanches) para o número oficial de inscritos. Não serão disponibilizados recursos extras para atletas que não estejam oficialmente inscritos “pipocas”. A organização monitora a inscrição de atletas na categoria 60+ para evitar fraudes.

Percurso
Largada - Av. Paulista x Rua Augusta
Av. Dr. Arnaldo
Rua Maj. Natanael
Rua Des. Paulo Passalaqua
Av. Pacaembu
Viaduto Gal. Olímpio Silveira: passagem
Av. Dr. Abrahão Ribeiro
Av. Norma Giannotti
Av. Rudge
Viaduto Orlando Murgel
Av. Rio Branco
Av. Ipiranga
Av. São João
Al. Barão de Limeira
Av. Duque de Caxias
Rua Rego Freitas
Rua Gal. Jardim
Rua Bento Freitas
Largo do Arouche
Av. Vieira de Carvalho
Praça da República
Av. Ipiranga
Av. São João
Rua Cons. Crispiniano
Praça Ramos de Azevedo
Rua Xavier de Toledo
Viaduto Nove de Julho
Viaduto Jacareí
Rua Santo Amaro: troca de mão
Rua Maria Paula
Av. Brig. Luís Antônio
Av. Paulista
Chegada: Av. Paulista, 900

A Corrida Internacional de São Silvestre é uma propriedade da Fundação Cásper Líbero, promoção da TV Gazeta e organização técnica da Yescom.